(61) 3223-2161

9h00 - 18h00

O negócio do futuro: Pensar.

Manchetes escandalosas costumam alardear de quando em quando o fim dos tempos na comunicação: os comerciais de TV de 30 segundos são diagnosticados como infecciosa ameaça à modernidade; o jornal impresso morre sumariamente de causas virtuais; as agências de propaganda são tratadas como poeirentas velharias de museu. Enfim, sempre vai haver um apressado propondo uma tese alarmista e garantindo um aumentozinho no cachê da palestra ou da consultoria.

Quem precisa estar preocupado e quem não precisa?

Empresas e profissionais que hoje estão apegados a um modelo engessado de negócio, esses devem começar já um “plano B”. Talvez abrir uma pousadinha em Itacaré seja uma boa.

Por outro lado, se lembrarmos  o velho conceito de Prahalad e Hammel que fala da competência essencial, num passe de mágica, o futuro poderá ficar mais bonito para nós publicitários, jornalistas, assessores de imprensa e marketeiros.

O que nós sabemos fazer que nos diferencia na sociedade? Fazemos anúncios?

Fazemos revistas? Fazemos eventos?

Nada disso.

Produzimos ideias. Sabemos pensar.

Isso é promissor, pois basta olhar ao redor para constatar que saber pensar é uma qualidade escassa nos dias de hoje.

Se a sua competência essencial for pensar, não importa se você for um publicitário on line, off line, bellow the line etc… O seu trabalho será bom. Não importa se o seu jornal vai ser lido no papel, na tela do computador ou no celular. A propósito, tecnologia não substitui o talento. Tecnologia serve ao talento. Quem não tem talento e não sabe pensar é meramente um apertador de botão.

Sim, nós da Comunicação seremos necessários em qualquer cenário futuro. Desde que paremos de vender jornais, anúncios e planos de marketing. Precisamos vender ideias.

Imagine a ansiedade de um empresário que vê a cada dia o mercado ficar mais competitivo; seu produto ficar cada vez mais parecido com o do concorrente; as margens de lucro diminuindo; os ataques de produto globalizados; as ameaças tecnológicas chegando a toda hora.

Do que você acha que esse empresário mais precisa?!!!

Gente que saiba pensar. Gente que gere ideias. Gente que possa fazer a diferença. Seja um desses e o leitinho das crianças estará garantido.

Marcelo Benini é publicitário

Publicado no Jornal Correio Braziliense em: 19/08/2007

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Assine Nossa Newsletter

Receba em primeira mão, no seu e-mail e celular, Informações de valor para o marcado.