Pesquisa FENAPRO: Agências mantêm otimismo com 2019.

Levantamento realizado junto a 208 agências de todo o País mostra frustração com o primeiro trimestre, mas manutenção de otimismo por um ano melhor.

 A pesquisa VAN Pro (Visão de Ambiente de Negócios em Agências de Propaganda) é uma iniciativa da FENAPRO – Federação Nacional das Agências de Propaganda. Desde o início de 2017, a federação começou a coletar dados de empresários de agências de propaganda de todo o Brasil, visando acompanhar trimestralmente o clima para desenvolvimento de negócios e as expectativas do setor ao longo do ano. A tomada feita no início do segundo trimestre de 2019 tem um número recorde de agências participantes: 208.

Os resultados obtidos nesta mostra foram coletados ao longo das 3 primeiras semanas de abril deste ano e refletem a performance das agências no 1º trimestre de 2019, além das perspectivas para o segundo trimestre de 2019 e o ano de 2019, como um todo.  

Apesar da turbulência político-econômica dos 100 primeiros dias do novo governo, o nível de otimismo se mantém alto, com 70% dos respondentes ainda esperando um ano melhor e apenas 8%, pior. Os 22% restantes têm a expectativa de um ano igual a 2018. O índice é praticamente o mesmo da primeira tomada do ano, quando atingiu um número recorde de 70,6% de otimistas. Houve até uma queda do número de pessimistas, em relação ao trimestre anterior – de 11,3% para 8%. O otimismo está em alta também para o próximo trimestre, com 59% prevendo um período melhor. Perante às circunstâncias político-econômicas, o índice surpreende: é bem mais alto que o trimestre anterior, que apontava 37% de otimistas. Embora tenha apresentado leve queda, a região Nordeste continua sendo a mais otimista, com 79% prevendo um ano melhor (eram 82% no trimestre anterior). O único estado destoante desse clima de otimismo é o Paraná, com apenas 29% prevendo um ano melhor, praticamente o mesmo número dos que preveem um ano pior (28%). Os 43% restantes esperam um ano igual a 2018.

O quadro de concorrências manteve-se praticamente inalterado, com índices semelhantes aos do trimestre anterior.

Quanto aos setores da economia mais promissores, a área de Serviços manteve-se como a mais relevante, seguida do Comércio e do Setor Público (as mesmas posições do trimestre anterior).

“Apesar da turbulência no campo político, as agências parecem confiantes numa melhora  do ambiente de negócios, prevendo não só um ano melhor, mas, também, uma reação imediata, já no próximo trimestre. Acho que essa é a esperança de todos os setores da economia, acreditando na aplicação das reformas planejadas.”, diz Glaucio Binder, presidente da Fenapro.

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