Coronavirus: Recomendações importantes às agências de propaganda de Brasília.

O Sindicato das Agências de Propaganda do Distrito Federal se coloca na defesa de ações coletivas de prevenção à propagação do coronavírus após a declaração de pandemia para o Covid-19 pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Entendemos que esse momento demanda atenção da sociedade em geral e de todas as empresas do mercado publicitário do Distrito Federal, o que demanda a compreensão de sua excepcionalidade e a importância da ampla concentração das ações em medidas emergências para o enfrentamento da crise, visando atenuar os impactos sociais e econômico.

Nesse sentido, o Sinapro-DF encaminha algumas orientações para as Agências de Propaganda do Distrito Federal de forma a nortear a adoção de rotinas que permitam reduzir o risco de contaminação dentro dos ambientes dos escritórios.

Leiam atentamente as orientações abaixo e conversem com seus gestores e equipes:

ESTIMULAR OS CUIDADOS COM HIGIENE PESSOAL

1 – Lavar sempre as mãos: Aplicando sabão, esfregando ambas as faces
da mão, entre os dedos e debaixo das unhas.
 
2 – Uso do álcool gel: Após o manuseio de maçanetas, corrimãos, botões
de elevadores, porta de táxi/Apps de transporte.

3 – Sugerimos que sejam disponibilizados ‘dispensers’ de álcool gel em diversos pontos dos escritórios.
 
4 – Conduta ao tossir ou espirrar: proteger as vias aéreas com o antebraço ou lenço descartável. Evitar o contato das mãos com secreções

PLANEJAMENTO DE VIAGENS

1 – Reavaliem a necessidade de realização de viagens a trabalho. Viagens internacionais devem ser evitadas ao máximo.
 
2 – Viagens pessoais a qualquer país: aqueles com viagem internacional marcada ou que pretendem marcar, recomendamos fortemente que reprogramem para outra ocasião.
 
3 – Se realizada a viagem, siga a recomendação do Ministério da Saúde e quando regressar fique em isolamento domiciliar por 7 dias.
 
4 – Se no isolamento forem apresentados sintomas como falta de ar (dispneia) ou febre com tosse, deve-se procurar uma unidade de saúde imediatamente, utilizando máscara. No caso de falta de ar, deverá ser procurada uma unidade de referência (Hospital Regional da Asa Norte – HRAN).
 
5 – Caso tenha realizado viagem internacional e já apresenta sintomas de febre + 1 dos seguintes: tosse seca, dor de garganta, dificuldade de respirar, dor muscular, coriza ou dor de cabeça, procure uma unidade de saúde.

REALIZAÇÃO DE REUNIÕES

1 – Recomendamos a redução no número de reuniões presenciais com clientes e fornecedores e aconselhamos o uso mais frequente das ferramentas de e-mails para troca de informações.

2- Sempre que possível, substituir as reuniões presenciais pelas realizadas por videoconferência, Hangout, Skype ou outra tecnologia.
 
3 – Neste momento de crise, a participação de colaboradores em feiras e convenções com previsão de público superior a cem pessoas não é recomendada.

CONDUTAS NO AMBIENTE DE TRABALHO

1 – Evitar contato físico com os colegas (abraço, beijo, aperto de mão). Todo cuidado é fundamental.

2 – Aconselhamos intensificar a limpeza das estações de trabalho, com a disposição do mínimo de objetos possível em cima das mesas.

3 – Recomenda-se evitar o compartilhamento de copos, pratos, talheres.
 
4 – Aconselhamos a adoção utensílios descartáveis para a redução do risco de contaminação, suspendendo qualquer práticas de sustentabilidade, pelo menos por enquanto.
 
5 – Evitar aglomerações, inclusive em ambientes de copa e cozinha. Aconselha-se que ao término das refeições em ambientes comuns o
retorno imediato às estações de trabalho.
 
6 -É aconselhável a manutenção dos ambientes arejados e ventilados.
 
7 – Recomendamos que se evite a presença de crianças nos escritórios.

ADOÇÃO DE HOME OFFICE EM CASOS ESPECIAIS

1- Recomendamos que as agências analisem a adoção de Home Office para colaboradores com mais de 60 anos, grávidas e colaboradores com doenças crônicas (exemplos: diabetes e asma).
 
2 – Aconselhamos aos gestores que observem as condições de saúde de seus colegas e para aqueles que apresentarem um dos sintomas (febre, tosse, dificuldade para respirar), recomenda-se o afastamento preventivo do ambiente de escritório.
 
3 – Recomendamos o afastamento preventivo do ambiente de escritório para as pessoas que tiveram contato com alguém que sabidamente está contaminado.


Juntos vamos vencer essa pandemia com serenidade, informação e responsabilidade!



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