Coronavirus: Recomendações importantes às agências de propaganda de Brasília.

O Sindicato das Agências de Propaganda do Distrito Federal se coloca na defesa de ações coletivas de prevenção à propagação do coronavírus após a declaração de pandemia para o Covid-19 pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Entendemos que esse momento demanda atenção da sociedade em geral e de todas as empresas do mercado publicitário do Distrito Federal, o que demanda a compreensão de sua excepcionalidade e a importância da ampla concentração das ações em medidas emergências para o enfrentamento da crise, visando atenuar os impactos sociais e econômico.

Nesse sentido, o Sinapro-DF encaminha algumas orientações para as Agências de Propaganda do Distrito Federal de forma a nortear a adoção de rotinas que permitam reduzir o risco de contaminação dentro dos ambientes dos escritórios.

Leiam atentamente as orientações abaixo e conversem com seus gestores e equipes:

ESTIMULAR OS CUIDADOS COM HIGIENE PESSOAL

1 – Lavar sempre as mãos: Aplicando sabão, esfregando ambas as faces
da mão, entre os dedos e debaixo das unhas.
 
2 – Uso do álcool gel: Após o manuseio de maçanetas, corrimãos, botões
de elevadores, porta de táxi/Apps de transporte.

3 – Sugerimos que sejam disponibilizados ‘dispensers’ de álcool gel em diversos pontos dos escritórios.
 
4 – Conduta ao tossir ou espirrar: proteger as vias aéreas com o antebraço ou lenço descartável. Evitar o contato das mãos com secreções

PLANEJAMENTO DE VIAGENS

1 – Reavaliem a necessidade de realização de viagens a trabalho. Viagens internacionais devem ser evitadas ao máximo.
 
2 – Viagens pessoais a qualquer país: aqueles com viagem internacional marcada ou que pretendem marcar, recomendamos fortemente que reprogramem para outra ocasião.
 
3 – Se realizada a viagem, siga a recomendação do Ministério da Saúde e quando regressar fique em isolamento domiciliar por 7 dias.
 
4 – Se no isolamento forem apresentados sintomas como falta de ar (dispneia) ou febre com tosse, deve-se procurar uma unidade de saúde imediatamente, utilizando máscara. No caso de falta de ar, deverá ser procurada uma unidade de referência (Hospital Regional da Asa Norte – HRAN).
 
5 – Caso tenha realizado viagem internacional e já apresenta sintomas de febre + 1 dos seguintes: tosse seca, dor de garganta, dificuldade de respirar, dor muscular, coriza ou dor de cabeça, procure uma unidade de saúde.

REALIZAÇÃO DE REUNIÕES

1 – Recomendamos a redução no número de reuniões presenciais com clientes e fornecedores e aconselhamos o uso mais frequente das ferramentas de e-mails para troca de informações.

2- Sempre que possível, substituir as reuniões presenciais pelas realizadas por videoconferência, Hangout, Skype ou outra tecnologia.
 
3 – Neste momento de crise, a participação de colaboradores em feiras e convenções com previsão de público superior a cem pessoas não é recomendada.

CONDUTAS NO AMBIENTE DE TRABALHO

1 – Evitar contato físico com os colegas (abraço, beijo, aperto de mão). Todo cuidado é fundamental.

2 – Aconselhamos intensificar a limpeza das estações de trabalho, com a disposição do mínimo de objetos possível em cima das mesas.

3 – Recomenda-se evitar o compartilhamento de copos, pratos, talheres.
 
4 – Aconselhamos a adoção utensílios descartáveis para a redução do risco de contaminação, suspendendo qualquer práticas de sustentabilidade, pelo menos por enquanto.
 
5 – Evitar aglomerações, inclusive em ambientes de copa e cozinha. Aconselha-se que ao término das refeições em ambientes comuns o
retorno imediato às estações de trabalho.
 
6 -É aconselhável a manutenção dos ambientes arejados e ventilados.
 
7 – Recomendamos que se evite a presença de crianças nos escritórios.

ADOÇÃO DE HOME OFFICE EM CASOS ESPECIAIS

1- Recomendamos que as agências analisem a adoção de Home Office para colaboradores com mais de 60 anos, grávidas e colaboradores com doenças crônicas (exemplos: diabetes e asma).
 
2 – Aconselhamos aos gestores que observem as condições de saúde de seus colegas e para aqueles que apresentarem um dos sintomas (febre, tosse, dificuldade para respirar), recomenda-se o afastamento preventivo do ambiente de escritório.
 
3 – Recomendamos o afastamento preventivo do ambiente de escritório para as pessoas que tiveram contato com alguém que sabidamente está contaminado.


Juntos vamos vencer essa pandemia com serenidade, informação e responsabilidade!



Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Assine Nossa Newsletter

Receba em primeira mão, no seu e-mail e celular, Informações de valor para o marcado.