Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the check-email domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/storage/f/e5/8f/sinaprodf/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121
Quer chamar a atenção para sua empresa? Mexa na Logo! » Sinapro DF

Quer chamar a atenção para sua empresa? Mexa na Logo!

Se de vez em quando você muda seu visual, usa o cabelo ora mais curto, ora mais comprido; pinta sua casa de cor diferente ou muda de endereço a cada X tempo – tudo com objetivo de dar uma chacoalhada e fugir do desgaste da rotina -, por que não faz isso com a logomarca de seu negocio?

Pois é. Quantas vezes o empresário se vê aquele dilema: Como é que eu chamo a atenção do publico para minha empresa?  Ainda mais em setores muito concorridos. Aprimorar ou trocar de logomarca pode ser uma excelente alternativa para pequenas ou grandes companhias. Exemplos não faltam: Embraer (mudou a logo após 38 anos!); Bradesco; em Brasília a Royal Empreendimentos Imobiliários (levou uns 30 anos para isso) e o Grupo Brasal.

Mas não pensem que basta desenhar uma letra assim ou assado que a situação se resolve. Quem não é do ramo de Comunicação, dificilmente compreende porque é necessário um estudo completo envolvendo a logomarca. Isso o meu sobrinho que mexe com Photoshop faz, e bem mais barato!. Já ouviram isso muito por ai né?

Se a logo adotar linhas que simbolizem a sua cidade, isso cria uma identificação com o local de origem, o que sempre pega bem junto ao publico.

Não é simples assim. A logo deve provocar uma reação emocional em quem a enxerga pela 1ª, 2ª, 3ª vez e sempre que se deparar com ela. A logo tem que facilitar a identificação imediata da empresa pelo publico e traduzir o espírito do negocio que ela representa. Por exemplo, ao agregar figuras humanas a uma logo, uma empresa passa sociedade a imagem de que ela se importa com a população ou com seus colaboradores, clientes etc. Se adotar linhas gráficas que simbolizem a arquitetura da sua cidade, cria uma identificação com seu local de origem, o que sempre pega bem junto ao público.

Para chegar a esse resultado de atingir positivamente a sociedade, é preciso contar com uma agência de publicidade e propaganda. Lá trabalham profissionais criativos e experientes na arte de compreender a filosofia do cliente e traduzi-la em uma imagem, muitas vezes simples à primeira vista, mas que vai carregar em sua simbologia a história de uma empresa por um longo prazo. Não dá para o sobrinho – aquele do Photoshop -, quebrar um galho tão grande assim…

Sérgio Cross é jornalista, Assessor de Imprensa do Sinapro/DF

Publicado no Jornal Correio Braziliense em: 09/09/2007

Compartilhe